A liderança do NTAAI – Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação da Universidade de Brasília é feita pelo profesor e pesquisador Emerson Fachin Martins que gerencia as atividades do núcleo por meio de um sistema em rede de interações e cooperação entre equipes e times de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão universitária, bem como com setores públicos e privados de oferta de serviços de saúde, setores produtivos e empresariais.

Prof. Dr. Emerson Fachin Martins, atual gestor no NTAAI e líder da Equipe TECSAUDE – Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Tecnológico em Saúde.

 

Sistema em Rede de Interações

A rede de interações constitui um sistema em que o NTAAI representa o centro das operações para o desenvolvimento tecnológico e inovação em Tecnologia Assistiva, uma espécie de núcleo gerador de ações por meio do mapeamento de competências (professores e pesquisadores) na Universidade de Brasília, no Brasil e no Mundo para liderar equipes de ensino, pesquisa e extensão que, por sua vez, estimula a formação de times liderados por estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) que executam planos de ensino, bem como projetos pesquisa e extensão inovadora que agregam estudantes de graduação em trabalho cooperativo.

Esquema representativo dos times orbitando em torno de equipes que, por sua vez, são atraídas pelo campo de influência do NTAAI – Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação.

O NTAAI é sediado fisicamente em cada Unidade Acadêmcia em que haja um professor/pesquisador líder de equipe (atualmente estamos em 3 dos 4 campi da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro, Campus do Gama e Campus de Ceilândia), administrativamente estamos vinculado à Faculdade de Ceilândia, com pólos de operação na Associação Centro de Treinamento e Educação Física Especial (CETEFE) e no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Distribuição Distrital da sede administrativa (Campus de Ceilândia) e da sede física distribuída em 3 dos 4 campi da Universidade de Brasília. Também georeferencia os dois pólos de operação do NTAAI (CETEFE e Hospital de Apoio de Brasília).

O sistema de interação formado no Distrito Federal, também interage com outras Univesidades, Instituto de Pesquisa e Empresa no Brasil e no Mundo; buscando parcerias para refinar as ações do NTAAI que se efetivem em desenvolvimento e inovação em Tecnologia Assistiva. Atualmente, no Brasil, estamos interagindo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte e com o Centro Universitário Estácio do Ceará e a Universitade Federal do Ceará (UFC) em Fortaleza. No Mundo, o NTAAI interage com o Intitut National de Recherche en Informatique et en Automatique (INRIA) na França e com The Univesity of Sydney na Austrália.

Rede de interações Nacionais e Internacionais estabelecidas em parceria com o NTAAI.

Para que o conhecimento científico gerado no âmbito do NTAAI contribua para o desenvolvimento tecnológico da nossa população-alvo (pessoas com deficiência) que possa atingir maturidade tecnológica suficiente para se tornar um produto assistivo inovador, gerimos também parcerias com a SESDF – Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (Regionais de Saúde da Zona Oeste – Ceilândia e Brazlândia e Hospital de Apoio de Brasília), bem como com startups e empresas interessadas em licenciar nossos produtos (SEMPRA, E-sporte Soluções Esportivas e Ubicity Intelegência de Dados).